A talhe de foice
Aterros
Actual
Trapaceiros
Actual
Higiene oral
Actual
A Europa dos milagres!
Crónica Internacional
Solidários com a Venezuela!
PCP
Convergência e unidade<br> para resistir e avançar
Sabemos que o partido da classe operária e de todos os trabalhadores não nasceu para resolver problemas fáceis. Com excepção da Revolução de Abril e dos períodos de afluxo da luta popular, o destino dos comunistas sempre foi o de remar contra a corrente em frontal oposição ao estado de coisas existente.
Travar quanto antes
O Governo do PSD e do CDS-PP e a política que está a impor, no quadro do pacto de agressão estabelecido com a troika dos credores, têm que ser contestados e travados «quanto antes», sublinha a CGTP-IN, no apelo à participação dos trabalhadores e da população dos distritos de Lisboa, Setúbal e Porto nas marchas da próxima quinta-feira.
Mudança de rumo
Com um governo do PCP, tudo o que foi roubado aos trabalhadores e ao povo é para ser devolvido – palavras de Jerónimo de Sousa no comício que, no sábado, encheu a Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense «Os Penicheiros».
Ler, divulgar e valorizar
O 83.º aniversário do Avante!, cumprido no dia 15, está a ser assinalado em todo o País, com diversas iniciativas. O aumento da difusão é a grande prioridade.
Organizar a resistência contra a ofensiva
Reforçar as células do Partido e as organizações representativas dos trabalhadores nas empresas do sector dos transportes é uma das principais orientações saídas da assembleia realizada no dia 15.
Afirmar a soberania nacional
Encontro nacional do PCP
Três anos de recessão
Crescer nas empresas
Continua ao nosso lado
Plenário na Bélgica
PCP recebeu MURPI
Luta vitoriosa<br>dos estivadores
O acordo alcançado sexta-feira entre o sindicato e as associações patronais do Porto de Lisboa é uma importante vitória da unidade e da luta.
Ferroviários<br>não desarmam
Os representantes dos ferroviários, reunidos anteontem, 18, na Casa do Alentejo, decidiram convocar uma nova jornada de luta para os dias 11 e 13 de Março.
O emprego ao contrário
«Em vez de criar postos de trabalho, o Governo insiste em facilitar despedimentos», protestou a CGTP-IN, reagindo à nova proposta sobre extinção de postos de trabalho.
Resposta ao expediente
Durante a próxima semana, o STAL vai manter dirigentes e delegados sindicais à porta do Ministério das Finanças, contestando o expediente administrativo com que o Governo quer atrasar a publicação dos ACEEP.
Travar a Kemet
Devia ser no Alfeite
Militares rechaçam ataques
Mau horário
«<i>Negócio da China</i>»<br>na CGD
Governo encerra tribunais
STCP
Construir a política alternativa
Confrontar o Governo com as consequências da sua política é o objectivo da interpelação proposta pelo PCP para o próximo dia 13 de Março. Com esta iniciativa – anunciada anteontem por João Oliveira no final das Jornadas Parlamentares que reuniu em Setúbal os deputados comunistas na AR e ao Parlamento Europeu – esgrimidas serão visões distintas sobre o País: entre a política de direita que o afunda (hoje pela mão deste Governo) e a política patriótica e de esquerda que o PCP defende e os trabalhadores e o povo reclamam.
Com esta política não há saídas limpas
Amarras e destruição
Esta política só serve o capital
«Para a mentira ser segura e atingir profundidade tem de trazer à mistura algum fundo de verdade». Foi com a evocação deste verso do poeta algarvio António Aleixo que o Secretário-geral do PCP pôs a nu a integridade do discurso governativo.
A ruptura com esta política
A chamada «saída limpa» não passa da mais recente operação mistificatória de quem vive hoje obcecado com as eleições, considera o PCP, para quem a «única saída limpa e digna» está na ruptura com este Governo e esta política.
Defender as famílias e não a Banca
Encontram-se em comissão pelo prazo de 60 dias, para onde baixaram sem votação a pedido dos seus autores, os projectos de lei do PCP, BE e PSD/CDS-PP que alteram a legislação relativa à protecção dos devedores de crédito à habitação em situação económica difícil.
Nova Lei da Rádio e TV ameaça serviço público
Urge rever a lei
Valores a defender
Em defesa do montado
Realização maior de Abril
Mais de 150 pessoas participaram, dia 9, em Montemor-o-Novo, numa sessão evocativa da Reforma Agrária, uma das mais belas conquistas da Revolução de Abril.
Opção errada em Odivelas
Os vereadores da CDU na Câmara de Odivelas contestaram, no dia 12, a «redução drástica» dos apoios da autarquia, na ordem dos 74 por cento, às três corporações de bombeiros do concelho.
Defender os hospitais <br>de Lisboa
Processo de auscultação <br>em Loures
Dar respostas às pessoas
Extorsão de recursos <br>em Braga
Em defesa da Escola Pública
Preparar o 10.º Congresso da JCP
Pela paz na Venezuela
Protesto junta milhares
Cerca de sete mil pessoas participaram, no sábado, 15, numa «maré vermelha» em Madrid contra os despedimentos colectivos em quatro fábricas da Coca-Cola.
PCP corrige Visão
Numa carta dirigida ao director da Visão, o gabinete dos deputados do PCP no Parlamento Europeu contesta uma notícia publicada na revista que apresenta um deputado do CDS como «o recordista das intervenções em plenário».
Polícia assalta centro do PCE
Um drama invisível
Antigos mineiros rumam a Bruxelas
O espectro da UE
Imperialismo instiga <br> violência golpista
O governo da Venezuela acusa os EUA e os seus operacionais de estarem por trás da violência desencadeada no país, acompanhada por uma campanha de manipulação visando branquear a acção golpista de grupos fascistas.
Pela democracia <br> na Colômbia
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) promoveram uma acção de solidariedade para com o povo, as organizações e os dirigentes colombianos alvo do recrudescimento da repressão política no país.
Estratégia de confrontação
Artigo de acesso livre
Amizade perigosa <br> de Hollande e Obama
A falsa prioridade do amianto
Para entregar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo à Martifer, bastaram uns meses e o pretexto de a UE ameaçar com um inquérito. Para inventariar os edifícios públicos que contêm amianto e tomar medidas urgentes para proteger a saúde de trabalhadores e utentes, este e os anteriores governos mostraram muito menos celeridade.